PROMEI




PROJETO PROMEI

OBJETIVO GERAL DO PROGRAMA

Promover o crescimento das microempresas e empreendedores individuais através de um modelo de apoio mais efetivo e presente nas localidades em que estes atuam (periferias de grandes centros urbanos, municípios médios e feiras livres), com foco na organização associativa, qualificação de lideranças e na formação de redes sustentáveis de apoio e desenvolvimento local.

FUNDAMENTOS PRINCIPAIS NA ATUAÇÃO DA COMICRO
Premissas:
“O problema dos pequenos não é ser pequeno, é estar sozinho”

Nosso Negócio:
Promover o associativismo como meio de organizar demandas por apoio e buscar soluções para atendimento das necessidades das microempresas e empreendedores individuais, onde eles estiverem.

Públicos-alvo:
Autônomos, empreendedores individuais e microempresas.

Áreas de atuação:
Periferias de grandes centros urbanos, municípios médios e feiras livres.

Parceiros estratégicos:
Associações de bairro, lideranças comunitárias, prefeituras municipais,
SEBRAE/UF e outros.
AÇÕES E METAS DO PROMEI

EIXO ESTRATÉGICO 1: Organização de metodologias para atendimento de demandas das ME e EI

Ação 1: Estabelecer mecanismos para organização e otimização de demandas para serviços de apoio empresarial
Metas: Desenvolver referência metodológica  para atuação do Sistema COMICRO e realização de seminário para apresentação e validação

Ação 2: Desenvolver metodologia e aplicar na formação de núcleos de representação e apoio às ME (Microempresa) e EI(Empreendedor Individual)  (articular soluções e formar agendas)
Metas: Formatar metodologia e conteúdo; desenvolver 45 kits para os núcleos (vídeo de sensibilização, material técnico informativo, material de identificação e divulgação); capacitar consultores de 15 estados e implantar 45 núcleos (3 por estado)

Ação 3: Otimizar a atuação das associações com referência dos núcleos para aplicação de soluções compartilhadas
Metas: Elaboração de impressos promocional para atração de novos empreendedores; realização de 30 palestras de liderança e 30 cursos de associativismo (2 p/ AMICRO); 30 ações de consultoria nas AMICRO para apoio na execução de ações de curto prazo

Ação 4: Monitoramento e gestão estratégica das agendas dos núcleos e associações
Metas: Acompanhamento das 45 agendas dos núcleos e 30 ações nas AMICRO através do SGEA – Sistema de Gestão das Entidades Associativas

Eixo Estratégico 2: Sensibilização, Orientação e Capacitação de ME (Microempresa) e EI(Empreendedor Individual)

Ação 1: Qualificar e capacitar os dirigentes e lideranças do Sistema COMICRO-FEMICRO-AMICRO
Metas: Desenvolver metodologia e conteúdo para capacitação / certificação; realizar repasse metodológico para consultores de 15 estados; realizar 15 capacitações presenciais (carga horária 48h)

Ação 2: Promover ações de sensibilização, orientação, formalização e capacitação dirigida ao público do EI (Empreendedor Individual)
Metas: Realizar 45 ações dos núcleos de atendimento e orientação ao EI; Realizar 45 palestras e 45 cursos voltados ao Empreendedor Individual.

Ação 3: Promover cursos gerenciais ao empreendedores individuais, empresários de microempresas e colaboradores
Metas: Realizar 180 treinamentos (45 qualidade no atendimento; 45 marketing e vendas; 45 práticas de negociação; 45 gestão financeira) sendo 30 para as AMICRO e 60 para os núcleos.

Eixo Estratégico 3: Sensibilização e Disseminação de Informações
Ação 1: Realizar eventos para sensibilização e disseminação de informações
Metas: Elaboração de termo de referência. realização de 15 seminários estaduais e 1 congresso brasileiro

Ação Transversal 1: Mobilização Associativa
Ação 1: Apresentação do Programa para adesão dos estados
Ação 2: Elaboração de vídeo institucional
Ação 3: Desenvolvimento de 4 edições da revista COMICRO
Ação 4: Veiculação de 30 anúncios, de preferência em jornais de grande circulação, divulgando o Sistema COMICRO – FEMICRO - AMICRO

Ação Transversal 2: Monitoramento e Avaliação
Ação 1: Realização de relatórios parciais
Ação 2: Reunião a cada 3 meses com  gestores do SEBRAE/NA

CURSOS E PALESTRAS A SEREM MINISTRADOS

Núcleos de Microempresas nos Bairros
 Palestra: Saia da informalidade! Seja um Empreendedor Individual  (3horas)
- Conceitos do Empreendedor Individual
- Benefícios e Responsabilidades
- Associativismo
Curso: Gestão de Negócios para o Empreendedor Individual  (09 Horas)
- Empreendedorismo e Gestão
- Associativismo
- Informações sobre Empreendedor Individual

Curso: Qualidade no Atendimento. (06 horas)
- Requisitos para o atendimento excelente;
- Perfil ideal do profissional de atendimento;
- Dicas para a conquista e a manutenção de clientes.

 Curso: Conhecendo Marketing e Vendas. (06 horas)
- Conhecendo e praticando o marketing;
- Promoção e propaganda como “Ferramentas” na competição;
- Conhecendo e praticando técnicas para excelência em vendas

Curso: Conhecendo Práticas da negociação (06 horas)
- Compreendendo a negociação;
- Etapas do processo de negociação;
- As habilidades de negociação;
- Perfil e características do negociador

Curso: Iniciação à Gestão Financeira. (06 horas)
- Controles gerenciais e financeiros;
- Administração do capital de giro;
- Noções de contabilidade gerencial;
- Indicadores econômicos e financeiros.

Sócios da AMICRO

Palestra de Sensibilização: Comportamentos de Liderança para o Sucesso Empresarial
(03 horas)
- O poder da mudança de atitude
- Atitude das pessoas que fazem a diferença
- Motivação e comportamentos de liderança
- O papel da liderança no campo empresarial
Curso: Integrar para Crescer (30 horas)
- Gestão e Desenvolvimento Institucional
- Planejamento Estratégico
- Integração com Agentes Externos / Formação de Parcerias
Curso: Qualidade no Atendimento. (06 horas)
- Requisitos para o atendimento excelente;
- Perfil ideal do profissional de atendimento;
- Dicas para a conquista e a manutenção de clientes.

 Curso: Conhecendo Marketing e Vendas. (06 horas)
- Conhecendo e praticando o marketing;
- Promoção e propaganda como “Ferramentas” na competição;
- Conhecendo e praticando técnicas para excelência em vendas

Curso: Conhecendo Práticas da negociação (06 horas)
- Compreendendo a negociação;
- Etapas do processo de negociação;
- As habilidades de negociação;
- Perfil e características do negociador

Curso: Iniciação à Gestão Financeira. (06 horas)
- Controles gerenciais e financeiros;
- Administração do capital de giro;
- Noções de contabilidade gerencial;
- Indicadores econômicos e financeiros.


RESULTADO GERAL DAS AÇÕES


     Núcleos
-         3 núcleos formados
-          3 estruturas de atendimento
-          3 palestras
-          7 cursos
-          300 atendimentos
-          Total 286 participantes

Amicros
-          2 palestras
-          2 assessorias técnicas
-          10 cursos
-          Total  350 participantes
-          1 Seminário - 200 participantes
-          1 Capacitação dirigentes - 25 participantes
-          Total 575 participantes
-          BENEFICIÁRIOS  Total : 1.211