Os projetos brasileiros apresentados no Congresso Nacional de Economia Solidária e na Conferência das Pequenas e Microempresas da América Latina, em Buenos Aires, atraíram bastante interesse dos mais de cinco mil participantes, sobretudo pelos resultados expressivos, que o trabalho do Sistema COMICRO juntamente com parlamentares no Congresso Nacional vem garantindo para as microempresas brasileiras.
O presidente da COMICRO, José Tarcísio da Silva e o presidente da Frente Parlamentar Mista da Microempresa no Congresso Nacional, Pepe Vargas mostraram em suas palestras, ministradas na noite desta quinta-feira (29), que a parceria já garantiu um ministério específico para o setor. Tal proposta já foi encaminhada pela presidente Dilma ao Congresso, além da evolução crescente do Sistema Tributário Supersimples, que é uma política fiscal de redução de carga fiscal específica para as microempresas.
Empreendedor Individual x Inserção Social
Outra ação integrada da COMICRO e do Congresso Nacional brasileiro levada por Tarcisio à Conferência e que causou surpresa entre os participantes foi o Programa do Empreendedor Individual. O EI, como é mais conhecido, hoje é uma das mais importantes políticas públicas de inclusão social em curso no País, e já colocou na legalidade mais de 1,5 milhão de brasileiros. A previsão é que até 2015 sejam mais de e os 11 milhões.
Os números apresentados, pelo presidente da COMICRO, José Tarcisio, durante o encontro no campo das microempresas e sua proposta de aproximar as entidades setoriais da região garantiram ao Brasil a possibilidade de sediar no ano que vem o próximo encontro latino-americano para debater o tema e definir uma estratégia conjunta para toda a região a partir da bem sucedida experiência brasileira.
Nesta sexta-feira (30), o presidente da COMICRO, José Tarcisio se reúne com Francisco dos Reis, presidente da Associação Americana de Micro e Pequenas Empresas (ALAMPYME), para articular a vinda Conferência para o Recife, em 2012.
O 6 º Congresso Nacional de Economia Solidária e a Conferência das Pequenas e Microempresas da América Latina se encerram amanhã, 1 de outubro, no Centro de Convenções Parque Norte de Buenos Aires, pela ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário