quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jornalista relata como foi encontro da Frente Pró-Maranhão do Sul em Brasília

O jornalista Josué Moura integrou a comitiva da Frente Pró-Maranhão do Sul [movimento que surgiu na rede social Facebook e tem um grupo com mais de 5 mil seguidores], ontem em Brasília, visitando oficialmente alguns deputados e o senador Lobão. O objetivo da comissão [composta também por Mara LaRoque, Chico Brasil e William Marinho] foi entregar um documento assinado por várias entidades sociais que solicita o desarquivamento do projeto na Câmara e do Senado Federal, assim como também empenho de tais lideranças políticas para realização do plebiscito.

Comitiva Pró-Maranhão do Sul com Sarney Filho (PV)
Vamos ao relado de Josué postado ainda ontem a noite no Facebook:

Cedo fomos para a Câmara, mas só conseguimos a primeira audiência, com o deputado Ribamar Alves (PSB), por volta das 13h. Este, que é autor do Projeto de Decreto Legislativo 231/2011 em avulso, que dispõe sobre a realização do plebiscito para criação do Maranhão do Sul, mas que foi apensado ao projeto inicial do então deputado Madeira, nos informou detalhadamente sobre o projeto e deu as dicas de como poderemos convencer a Mesa da Câmara a colocá-lo na pauta. Depois detalharemos para vocês, mas em sua opinião só com uma grande mobilização aqui em Brasília buscando apoio das lideranças partidárias poderemos galgar êxito.

No gabinete do Ministro/Senador Lobão com o
Deputado Cleber Verde e Gessé Simão (Comigasp)
Ribamar se prontificou a dar tudo de si para conseguir esses apoios e demonstrou total desprendimento avisando que não entrou nisso como um ato demagógico. Incontinenti ligou para o autor do projeto já aprovado da criação do Estado do Karajás e marcou um encontro deste com nossa comissão, mas infelizmente devido aos vários compromissos para um dia só não pudemos cumprir. Amanhã devo encontrá-lo para uma conversa.

Com o Deputado Federal Ribamar Alves
Fomos almoçar e durante a tarde, por volta das 15 horas estivemos com o deputado Sarney Filho, este foi o mais solícito possível e nos informou que sempre apoiou a iniciativa da criação do Maranhão do Sul, lembrando que foi um dos signatários do então deputado Madeira. Disse que não será "um ativista", mas disse que votará a favor e prometeu buscar apoios não só da bancada maranhense, mas de todos os deputados que puder contar, prometendo empenhar-se pela aprovação. Alguns outros itens da nossa conversa foram importantes para guiar-nos em busca de mais apoios, que relataremos no momento certo.

Por volta das 16h30 estivemos no gabinete do presidente do Senado, José Sarney e fomos recebidos pela sua secretária. Sarney estava em plenário presidindo a sessão, mas se prontificou a nos receber logo que esta terminasse. Para não ficarmos parados, corremos até a esplanada dos Ministérios às 18h e fomos recebidos pelo Ministro Edison Lobão, desta feita com mais um reforço à nossa luta, o do presidente da Comigasp, Gessé Simão.

Lobão nos recebeu amavelmente e percebia-se em seu semblante certa alegria em estar sendo procurado para tratar do assunto Maranhão do Sul. O senador/ministro nos disse que seu projeto é o mais fácil de ir para pauta, garantiu total apoio e se dispôs de ainda esta semana conversar sobre essa possibilidade com o presidente do Senado, José Sarney.

Diante disso e já no adiantado da hora não fomos mais ao Senado. Chico Brasil, Willian Marinho e Mara La-Roque foram para o aeroporto e eu fui para o hotel, de onde acabo de relatar nossa missão para vocês. Mais detalhes deverão ser dados pelos colegas. Estratégias estão sendo delineadas; uma nova vinda a Brasília deverá ser feita na outra semana, logo após as festas juninas. Por enquanto fico por aqui, amanhã [hoje] ainda vou estar com alguns deputados, só a título de mobilização, como Hélio Santos, Davi Júnior, Giovanni Queiroz, Lourival Mendes, entre outros. À noite retorno a Imperatriz. Hasta la vista siempre!!!
http://samukaitz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário